O Instituto Selo ODS é uma entidade certificadora de normas técnicas e protocolos de certificação. Caso a organização tenha interesse de obter consultorias, é possível ter acesso a auditores e consultores credenciados pelo Programa, de forma independente. Os auditores e consultores credenciados conhecem todos os processos de elaboração de projetos para adquirir o Selo ODS.
Com o propósito de promover a implementação de projetos e processos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para alcançar as metas estabelecidas na Agenda 2030, o Selo ODS cumpre sua missão de gerar valor ambiental, social e econômico para todos os envolvidos. Isso significa que ao participar do processo de certificação, sua organização receberá o reconhecimento de seus compromissos e ações, evidenciados pelo Selo ODS.
O processo de certificação é constituído em três etapas: treinamento, mentoria e auditoria para certificação. O processo é realizado remotamente, conforme o cronograma do ciclo anual. Saiba mais, na aba: Certificação e acesse nosso Edital de Abertura.
Não. Caso a organização ainda não tenha projetos ou processos que atendem os ODS, durante a jornada, a organização terá a oportunidade de mapear ou construir iniciativas para certificação. Contudo, o Selo ODS só é concedido para iniciativas que já tenham resultado evidenciado até a data da auditoria.
O Selo ODS é concedido as organizações com projetos evidenciados, com resultados no período de doze meses do ciclo anual, ou seja, entre 01 de junho do ano anterior e 31 de maio do ano vigente. As iniciativas precisam ser comprovados com resultados e evidências qualitativas e quantitativas.
Não. O Selo ODS é concedido apenas a iniciativas que apresentem resultados evidenciados até a data da auditoria. Caso a organização ainda não possua projetos ou processos alinhados com os ODS, ao longo da jornada, terá a oportunidade, durante as mentorias, de mapear ou desenvolver iniciativas para a certificação.
Sim, sua organização pode participar da jornada sem passar pela auditoria, recebendo apenas o treinamento e a mentoria, no entanto, não será certificada. Para obter o Selo ODS, é obrigatório passar pela auditoria de terceira parte, realizada por auditores credenciados.
Não. As organizações sem fins lucrativos podem participar sem contribuição financeira para a adesão.
Não. As organizações públicas podem participar sem contribuição financeira para a adesão.
Sim. Para participar do programa de certificação, as organizações privadas devem aderir à anuidade, que varia conforme o tamanho e faixa de faturamento da empresa.
Sim. Seja um auditor e consultor especialista em projetos ESG, ligado às metas da Agenda 2030. Acesse a aba, seja um auditor e fique atento com o cronograma de formação de auditores.
Copyright © 2024 Instituto ODS – Todos os direitos reservados.
R. Dirceu Fernandes Souza, 30 - Zona 8, Maringá - PR, 87050-600.
Power by Instituto ODS